Embaixadora na ONU será nova conselheira de segurança nacional dos EUA


Fonte: Folha de S. Paulo  |  05/06/2013 - 08h50

Tom Donilon renuncia ao cargo de conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, que será assumido por Susan Rice

A Casa Branca confirmou nesta quarta-feira que a embaixadora dos Estados Unidos na ONU (Organização das Nações Unidas), Susan Rice, será a nova conselheira de segurança nacional do presidente Barack Obama. Ela ocupará o lugar de Tom Donilon, que renunciou ao cargo.

A informação foi dada inicialmente pelo jornal americano "The New York Times" e também foi relatada pelas agências de notícias Associated Press e Reuters. Ainda não se sabe quem ocupará o cargo de Rice.

As agências de notícias Reuters e Associated Press informaram que a substituta da nova conselheira será Samantha Power, ex-assessora da Casa Branca. O governo americano ainda não confirmou a informação.

Rice é a representante americana na entidade desde 2009, primeiro ano de Obama na Casa Branca. Ela é reconhecida por suas posições fortes em relação a conflitos internacionais, como a crise na Síria e a tensão nuclear com a Coreia do Norte e o Irã.

A embaixadora chegou a ser cotada no ano passado para assumir o Departamento de Estado após a saída de Hillary Clinton. No entanto, era fortemente rejeitada pelos republicanos após um polêmico comentário sobre o ataque ao consulado americano de Benghazi, na Líbia, que matou o embaixador Christopher Stevens.

A ação aconteceu no último 11 de setembro, dois meses antes da reeleição de Obama. Dias depois, Rice disse na ONU que o atentado foi uma reação de militantes islâmicos ao vídeo "A Inocência dos Muçulmanos", que satirizava Maomé e foi lançado no mesmo dia.

Semanas depois da ação, o governo americano reconheceu que a ação era um ato terrorista planejado. A morte de Stevens foi a primeira de um embaixador americano desde 1988 e provocou fortes críticas à administração de Obama em relação à segurança nas representações diplomáticas de Washington.

Com isso, a possibilidade de aprovação de seu nome para o cargo foi prejudicada e os democratas preferiram indicar o ex-senador John Kerry. A nomeação de Rice é vista como um desafio os republicanos, já que o cargo não precisa de aprovação do Congresso e possui grande importância na composição da política externa.

SUBSTITUTA

A imprensa americana afirma que a substituta de Rice será Samantha Power. Ex-assessora da Casa Branca, ela também é professora da Universidade Harvard e advogada de direitos humanos

Ela fará parte da governo Obama cinco anos após se envolver em uma polêmica com a ex-senadora Hillary Clinton, que foi nomeada secretária de Estado no primeiro mandato do democrata.

Durante as primárias democratas para a eleição presidencial de 2008, Power chamou Hillary de "monstra" durante a comemoração da vitória de Obama no Estado de Ohio. Ela chegou a pedir desculpas a Hillary após o incidente, mas seu nome foi descartado para compor o governo após Obama chegar à Casa Branca.

Power ainda escreveu a biografia do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em 2003 durante missão da ONU no Iraque.

A troca significa a saída do governo de Tom Donilon, que é tido como o responsável pela mudança da relação dos Estados Unidos com a Ásia. Dentre um dos logros atribuídos a Donilon, está a conversa informal entre Obama e o presidente da China, Xi Jinping, na próxima sexta.

Ele deveria ter saído do cargo em julho do ano passado, antes da eleição presidencial, mas ficou a pedido de Obama. Além do aumento da agenda comercial, o secretário ainda é apontado como o responsável pela mudança da estratégia de combate ao terrorismo.

No período, os Estados Unidos diminuíram sua participação em guerras, terminando sua missão no Iraque, e aumentaram as ações de inteligência e os ataques com drones.

O ex-conselheiro fez parte da equipe que organizou a operação de maio de 2011 que terminou com a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, apontado como mandante dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...